terça-feira, 9 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO BÁSICA NO AM MOSTRA NÚMEROS RUINS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA



Portal D24 - Menos de 1% dos alunos da rede pública de ensino do Amazonas tiveram nota máxima na Avaliação Nacional da Educação Básica, Prova Brasil. As provas, que avaliam a proficiência de estudantes do Ensino Fundamental (5º e 9º anos), nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, são desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme o teste de Língua Portuguesa, 81,88% dos alunos do Estado ficaram entre os quatro níveis mais baixos.


De acordo com o Inep, as provas são destinadas a medir a situação do sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.  O teste, realizado em 2013 e divulgado no fim do mês de novembro, possui descrições que avaliam o desempenho dos estudantes numa escala que vai do nível 1 ao nível 9 de conhecimento na  disciplina de Língua Portuguesa.  Já a proficiência da Matemática é medida numa escala abaixo do nível 1 até o nível 8 de capacidade.

O desempenho do Amazonas na classificação máxima de Língua Portuguesa, intitulada como nível 9, alcançou o percentual de 0,14 para os alunos do 5º ano e 0,66% para os alunos do 9º ano.

De acordo com o Inep, o nível de aprendizagem analisado em Português possui ênfase em leitura. Já no caso da Matemática, o foco estudado é a resolução de problemas.

A habilidade de nível 8 em Matemática foi ainda inferior, menos de 1% (0,66) dos alunos do 5º ano foram capazes de resolver problemas utilizando a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono, números e operações de álgebra  e reconhecer figuras geométricas.

A taxa de estudantes do 9º ano que está abaixo do nível 1 de destreza em Matemática foi de 21,69%. Esse quantitativo analisado possui, segundo o Inep, conhecimento apenas para identificar os números decimais no conjunto de numerais racionais. Como por exemplo, saber reconhecer que 1,1 é menor do que 1,9. Além de saber interpretar dados apresentados em uma tabela e gráficos de coluna.

A média geral de proficiência no 5º ano em Língua Portuguesa no Estado foi de 182.18, quase sete pontos percentuais a menos que a média brasileira.

A mesma disciplina, realizada desta vez, nas séries do 9º ano, alcançou média de 234.48 nas escolas do Amazonas, enquanto a média do País chegou a 237.78.

Estado fica 22% abaixo da meta 4 do TPE

O Amazonas ficou 22 pontos percentuais abaixo da meta 4, estipulada pelo movimento Todos Pela Educação (TPE) para mensurar o número de jovens com até 16 anos que concluíram o Ensino Fundamental.

Os dados foram levantados pelo TPE a partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013 e apontam que 57,3% dos jovens dessa faixa etária concluíram o Ensino Fundamental. A meta estabelecia que 79,4% finalizassem essa etapa educacional.

Segundo o Anuário Brasileiro de Educação, em 2012, a Região Norte foi responsável pelo pior índice de distorção idade-série, (38,6%).

Ensino Médio

Pouco mais da metade dos jovens brasileiros - 54,3% - conseguiram concluir o Ensino Médio até 19 anos, em 2013. No Amazonas, 35,4% dos jovens com até 19 anos terminaram o 3º ano do Ensino Médio.

O índice mostra uma pequena melhora em relação ao ano anterior (53%), mas a tendência é de estagnação. No Ensino Fundamental, a taxa de conclusão na idade adequada, até 16 anos, foi de 71,7%. Em 2012, era de 69,4%.

Os resultados indicam que as metas desenhadas pelo Todos Pela Educação para 2013 não foram alcançadas nem no Ensino Fundamental, em que se esperava 84% de conclusão, nem no Médio, estipulada em 63,7%.

Gisdele Rodrigues
Fonte: http://www.portalbare.com.br/site/noticia/educacao-basica-no-am-mostra-numeros-ruins-em-portugues-e-matematica/#.VIf3tGftnOE

Nenhum comentário:

Postar um comentário