quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FRASCOS DE MEDICAMENTOS SÃO ENCONTRADOS NO LIXÃO



Fotos  enviadas a nossa redação mostram frascos de remédios jogados no lixão, localizado na BR-319, a poucos km da entrada da cidade.
Após a denúncia, nossa reportagem foi até o local e segundo catadores que não quiseram se identificar, mas que diariamente retiram do local, os recursos para continuar sobrevivendo, afirmaram que frascos de diversos medicamentos foram visto no lixão, alguns parcialmente queimados, o que confirma as fotos.


Ex-funcionários da empresa que até o final do ano passado, fazia a coleta de lixo e que por medo de perseguição, pediram para não ser identificados, afirmam que esta não é a primeira vez que medicamentos são encontrados no lixão, em Humaitá.

Segundo a secretária municipal de saúde, Sara Riça que viu algumas das fotos, “apesar das imagens estarem ruim, parece que medicamentos foram incinerado”. De acordo com a gestora, ela “solicitou que profissionais da Vigilância em Saúde fossem até o lixão, no último dia 14, e segundo os mesmos, não conseguiram ver nada e que pessoas ouvidas por eles no lixão disseram que não tinham visto”.

Sara Riça disse também que “funcionários da Vigilância em Saúde estão fazendo vistoria nas farmácias, para entrega dos alvarás e conversando com os responsáveis pelos estabelecimentos, para saber se algum deles desprezou medicamentos no lixão”. “Eles também estão notificando os estabelecimentos que estão com medicamentos vencidos”, declarou a secretária.

“Jamais iríamos jogar medicamentos no lixão essa não é nossa política, as Unidades de Saúde estão hoje com poucos medicamentos, vamos fazer uma compra emergencial, tendo em vista os aumentos dos casos de dengue”, ressaltou a secretária.
Perguntas

Depois de várias tentativas de encontrar os responsáveis pelo despejo criminoso dos medicamentos, perguntas como: Será que deixam os medicamentos vencerem e não foram distribuíram as pessoas que precisam? Será que o responsável por algum estabelecimento comercial é responsável por esta atitude irresponsável? Por que estes medicamentos não foram incinerados de forma correta ou devolvidos aos fornecedores? Ficam sem resposta.

Estas perguntas precisam ser respondidas pelos órgãos de fiscalização, seja no campo administrativo ou até na Justiça. A sociedade precisa ficar alerta e não deixar de denunciar estas atitudes que são contrárias à política de proteção ao meio ambiente, além de colocar em risco as vidas das pessoas que tiram do lixão, o seu sustento diário.

Veja mais fotos




Redação: www.folhadamangaba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário