terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ARTUR TOMA POSSE EM MANAUS, PROMETE AUMENTAR INVESTIMENTOS E COMEÇAR UMA OPERAÇÃO DE LIMPEZA



O prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), tomou posse nesta terça (01). O novo chefe do executivo municipal disse que vai aumentar em mais de R$ 200 milhões a capacidade de investimento da prefeitura e que começará uma operação de limpeza nas ruas da capital amazonense
LAYNNA FEITOZA
A cerimônia de posse do prefeito eleito de Manaus, Artur Neto (PSDB), seu vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS) e os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ocorreu na tarde desta terça-feira (1º), no Teatro Amazonas, localizado no Centro da cidade.
Ao chegar no Teatro Amazonas, Artur disse que vai aumentar em mais de R$ 200 milhões a capacidade de investimento da prefeitura e que vai reduzir custos. Ele prometeu começar uma operação de limpeza pública nas ruas da capital já nesta terça-feira (01), assim que chegasse à Prefeitura e recebesse a chave da cidade.


"Hoje nós começamos uma operação de limpeza rigorosa. Para muitos é feriado, menos para nós. Nós vamos para a Avenida Brasil ali em frente à Prefeitura e lá vão estar os carros das frotas das empresas de lixo. Não vamos esperar outro dia. Vamos começar hoje", afirmou o novo chefe do executivo. Ainda conforme Artur, a limpeza urbana irá ocorrer em todas as zonas da cidade.

Artur ressaltou que irá fiscalizar o trabalho de concessionárias de limpeza pública e de água. “A frota não é ideal, e as empresas sabem disso. Vamos cobrar muito mais delas. Se quiserem permanecer trabalhando conosco vão ter que melhorar o arsenal de máquinas e de pessoal à disposição”, enfatizou.


O prefeito eleito disse ainda que vai melhorar a qualidade dos gastos da prefeitura, reduzir os gastos com água, luz, passagens, diárias, e contratos serão revistos. O intuito, segundo ele, é cortar os desperdícios.


"Nós vamos aumentar em mais de 200 milhões a capacidade de investimento da Prefeitura. A nossa parte vai ser feita rigorosamente, 'cortando na carne'", disse Artur, ao referir-se ao controle dos gastos. 

"Vamos ser muito pão-duros, até por se tratar de dinheiro público, para que a gente possa investir mais. O gasto excessivo no custeio é desperdício, é algo que só contribui para piorar a qualidade de vida da cidade. E o aumento do dinheiro investido é saudável, é esse que vai preparar uma cidade melhor do que essa que estamos recebendo", pontuou o novo prefeito.

Discurso

Em seu primeiro discurso como chefe do executivo municipal, Artur afirmou que irá trabalhar em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). “Queremos governar ouvindo o Ministério Público. Nós escolhemos um secretariado de alto nível, vamos sinalizar um governo que vive para organizar a cidade de Manaus. Manaus precisa de alguém que a governe sem pensar na próxima eleição", assegurou. 

Artur também disse que a partir desta quarta (02), veículos de grande porte, como carretas e caminhões só poderão trafegar no turno da noite. A medida, conforme ele, servirá para melhorar o trânsito da cidade.

O novo prefeito assegurou também que o Mercado Adolpho Lisboa será reaberto no dia 24 de outubro, que é aniversário da cidade de Manaus.
"A prioridade é sempre fazer as concessões de governabilidade dentro de um padrão ético. Nossa identidade será reposta, nossa cidade tomará um rumo. Amanhã teremos o início de 15 dias que envolvem a assinatura de decretos importantes. Hoje é feriado para muitos, mas não para o prefeito. A partir de hoje, lá na Avenida Brasil, vamos dar inicio à limpeza da cidade”, disse Artur.

Posse 

A solenidade foi presidida pelo parlamentar Isaac Tayah, que é o atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Após a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos tomaram posse. A cerimônia teve 600 convidados e começou por volta das 17h.

Prefeito e vice-prefeito entraram no Teatro Amazonas ao som da canção 'Amazonas Moreno', que foi entoada pelo artista Celdo Braga. O coral infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro foi responsável pela execução do hino nacional e do hino do Amazonas. Artur falou por 40 minutos no palco do Teatro. Após o discurso do prefeito, houve a execução do hino de Manaus.

Segundo a organização, 24 autoridades entre civis, militares e religiosas participaram da composição da mesa. Entre os convidados estão o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), desembargador Ari Moutinho; comandante militar da Amazônia, general Eduardo Villas Boas; o ex-arcebispo de Manaus, Dom Luiz e a representante da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputada estadual Conceição Sampaio. O governador do Amazonas, Omar Aziz, foi representado pelo secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim.


Após o discurso do prefeito, a sessão foi transferida para o plenário da CMM, onde ocorreu a eleição da nova diretoria da entidade. O novo presidente da Câmara Municipal de Manaus é o vereador Bosco Saraiva (PSDB) para o biênio 2013-2014, nesta terça-feira (1º), na Casa Legislativa, na Zona Oeste da capital.

Após a solenidade de posse, que terminou em torno de 18h30, houve uma queima de fogos na superfície do Teatro Amazonas. Artur Neto também discursou a um público de aproximadamente 200 pessoas diante de artistas regionais em um palanque armado no Largo São Sebastião e seguiu para a Prefeitura de Manaus, onde recebeu a chave da cidade das mãos de Amazonino Mendes.

Confira os principais tópicos do discurso de Artur Neto na íntegra clicando aqui.


Fonte: www.acritica.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário