quinta-feira, 27 de março de 2014

EXCLUSÃO OU PRIORIDADE?




Hiago Pereira
imagem: reprodução
Nesta quarta-feira (26/03/14), a câmara dos deputados aprovou uma lei que tramitava desde 2013. Com 314 votos a favor, 36 contra e seis (06) abstenções, eles aprovaram a lei que reserva 20% das vagas de concursos públicos da administração federal para candidatos que se declarem negros ou pardos. Ainda precisando de aprovação do Senado para depois segue para a sanção presidencial.
Válida a proposta para os concursos públicos federais, sociedades mista controladas pela União, como Petrobras, caixa econômica federal, enfim, o projeto não se estende para os poderes Legislativos e judiciários.

Diante destas informações faço-lhes a seguinte pergunta: diante dos sistemas de cotas que os “negros e pardos”, convivem há anos será que 20% a mais de vagas serão o suficiente para as pessoas entenderem que “negros e pardos” também devem esforça-se para ter seu lugar, na sociedade? Sabendo que todos nós somos seres humanos iguais, não seria exclusão dar prioridade para alguns enquanto “hoje” em pleno século XXI o Brasil possui jovem, como os negros, os pardos, os brancos, enfim a sociedade que já luta por si só para estudar, se esforçar para ter seu lugar na sociedade sem preconceito e discriminação?

A lei mediante as ações passadas e futuras foram benéficas? Sim, mas nem por isso, os “negros e pardos” terão que depender do sistema de cotas por toda a eternidade, sendo assim, pense, serão sempre excluídos da sociedade e sempre serão os que ganharam benefícios prioritários na sociedade, valendo também para as outras raças.

Barrancas seu Portal de Noticias – Hiago Pereira

Fonte: barrancas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário