Ônibus quase capotando na BR 319. (Foto:
J.Humaitá)
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HUMAITÁ (AM) - Amanhã (17) Humaitá-AM entrara para historia mostrando
seu apoio a campanha “BR-319
Já”, com
uma enorme manifestação em favor dessa rodovia que vai beneficiar os
estados do norte do Brasil caso volte transitar. Serão beneficiados os estados
do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Milhares de
brasileiro que mora no sul do Amazonas e que dependem dela já confirmaram
presença.
O movimento pegou força quando o Ibama multa e embargou a
obra realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT) que fazia a reconstrução da rodovia.
Varias
cidades aderiram o movimento “BR-319
Já”, em
Humaitá começa neste sábado às 16 horas no pátio da
estação rodoviária. Embora sem iniciativa política vários políticos
já confirmaram presença.
BR-319
a rodovia do Futuro
Abertos
nos anos 1970 pelos militares para induzir a ocupação da Amazônia, os cerca de
870 km da BR-319 têm curtos trechos em boas condições de tráfego, como nos
primeiros 250 km, a partir de Manaus, e nos 220 km finais, próximos a Porto
Velho, segundo informações do DNIT. Os cerca de 400 quilômetros do chamado
“meião” ficam praticamente intransitáveis no período chuvoso, entre os meses de
janeiro e junho.
Esse
trecho, situado entre o rio Tupanã e o igarapé Bom Futuro, próximo a Humaitá,
cruza uma extensa área de florestas conservadas, com baixíssima densidade
demográfica, onde predominam ocupantes de perfil extrativista e algumas terras
indígenas.
enquanto
representantes do DNIT falam que a rodovia “é uma realidade” e que, portanto,
demanda apenas a pavimentação, para o Ibama trata-se de uma “reconstrução”, que
demandará alargamento da pista, reforço de toda a plataforma da via e
construção de acostamentos, com grande movimentação de solo e desmatamento.
Obra
interessa à ZFM e ao agronegócio
A
pavimentação da rodovia BR-319 interessa sobretudo a dois segmentos econômicos:
aos exportadores de produtos da Zona Franca Manaus (ZFM) e às empresas que
fazem parte da cadeia do agronegócio, que avança no sul do Amazonas. Os
argumentos em favor da pavimentação passam invariavelmente pela necessidade de
reduzir custos com o transporte de produtos entre Manaus e o restante do país.
ResponderExcluiracho que treis milhões de pessoas tem menas forças do que esses fiscais do Ibama acho que uma so pessoa tem mais valor do que essas arvores da estrada toda o ser humano em primeiro lugar