sexta-feira, 20 de julho de 2012

PROJETO “TOP CIDADE” REALIZA 2º ENSAIO FOTOGRÁFICO


Romilson de Azevedo
Foto: Jean Santiago
Humaitá (AM) - A segunda edição do projeto foi intitulada de “Ensaio Fotográfico Tópico Amazônico” e teve início no dia 14 de julho, quando reuniu diversas modelos humaitaense para a tiragem das fotos que comporão álbum e o DVD de divulgação do projeto. O ensaio fotográfico aconteceu no sítio “São José”, situado na altura do quilômetro 49 da BR 319, que liga o município de Humaitá ao Estado de Rondônia.


A primeira fase do projeto contou com a participação de modelos adolescentes que foram caracterizadas com indumentárias da cultura indígena, justificando assim, o fragmento do título, “Tópico Amazônico”. A organização do evento artístico relatou que apesar da abordagem está sendo tratada como um ‘tópico’ e, a cultura amazônica não se reduzir apenas à tradição indígena, Humaitá, assim como o Brasil, tem em suas origens a história dos índios, por isso, essa homenagem aos primeiros habitantes do país.

Até agora, cerca de 12 profissionais estão envolvidos nas atividades, dentre os quais fotógrafos, cinegrafistas, cabeleireiros, maquiadores, radialista, além dos pais que acompanharam suas filhas durante todo o ensaio fotográfico. Márcia é servidora de uma empresa do ramo portuário e disse que ao ter sua filha convidada para participar do projeto pediu para acompanhá-la durante a tiragem das fotos.

A mãe disse que a seriedade e o respeito dado às modelos durante o ensaio fotográfico fez com que rapidamente aceitasse participar da equipe de organizadores do evento. “Está sendo uma ótima experiência trabalhar a beleza feminina local. Quem sabe não existe um grande talento humaitaense esperando para ser descoberto”, articulou a mãe.

Para o empresário Franklin Ribeiro, proprietário da marca “Cor & Art” e presidente do grupo de toadas “Flor da Mangaba” o município de Humaitá é carente de trabalhos de cunho social dessa natureza. Para ele o fato do projeto TOP 10 contribuir diretamente para a formação de adolescentes que estão começando em seus sonhos agora faz dessa iniciativa uma atividade pouco realizada em Humaitá.   “Projetos voltados para a beleza da mulher são muitos raros em nossa cidade e isso nos chamou muito a atenção. Apoiar eventos dessa grandeza tanto ajuda a popularizar nossa marca quanto nos respaldar diante de nossos clientes e de toda sociedade humaitaense”, falou Franklin.

“Parabenizamos a organização do projeto “Top Cidade” pela coragem de encarar o desafio de um projeto dessa magnitude”, disse o coordenador do grupo de toadas ‘Fogo Azul’. “Sabemos que em nosso município não existe a valorização cultural, pelos menos na proporção que deveria ter. O fato do ‘TOP Cidade’ ser uma iniciativa que busca enaltecer a cultura local fez com que apoiássemos da melhor maneira possível”, disse. O coordenador ainda destacou a importância das agremiações humaitaense se unirem, visto que as mesmas não recebem apoio significativo das esferas de governo.

Luiz Miller, presidente da agremiação “Filhos da Selva” disse que a participação das modelos adolescentes no ensaio fotográfico não deve ser visto apenas como uma homenagem à beleza da mulher humaitaense, mas, também, como uma prova de que a cultura de Humaitá pode se reinventar, visto que o TOP CIDADE especifica a beleza, pouco explorada nos eventos culturais de nossa cidade.

“Agradeço as pessoas que estão acreditando em nosso trabalho, a todos que fazem parte da equipe organizadora, aos coordenadores das agremiações culturais ‘Fogo Azul’, ‘Flor da Mangaba’ e ‘Filhos da Selva’, que nos cederam as vestimentas usadas durante as fotos. Aos comerciantes, que depositaram grande confiança em nosso trabalho. Acho que ao final desta edição do projeto teremos um resultado bastante satisfatório.”, disse o fotógrafo Jean Santiago, idealizador do projeto.

ORGANIZADORES DO PROJETO

JEAN SANTIAGO
WILSON
COBRA REPORTE
JAKELINE DOS SANTOS
JOHN ELDER
MARCIA DO ‘PORTO’
KILVY
ANTONIO ENCARNAÇÃO
ALBA CABELEIREIRA
HELTON DIAHOI
HELDA DIAHOI (MODELO INDÍGENA)
ANGÉLISSON TENHARIN

APOIO:

ALBA CABELEIREIRA
CENTRO DO MENOR
CLEMILSON GUIMARÃES (DUDÃO) Secretário Municipal de Cultura
CONSELHO TUTELAR
COR & ARTES
COR & ARTES
DVR INFORMATICA
ELETRO SEIXAS
JORNAL OCURUMIM
LOJA POPULAR
MALHARIA CENTER
MILENIUM INFORMATICA
MOVEIS GAZIN
MULT CEL CELULARES
MULTI DISTRIBUIDORA DYDYO
NOVA ESPERANÇA MAT PARA CONTRUCÃO
POSTO BEM-TI-VI II
PREFEITURA MUNICIPAL
SAMPAIO RELOJOEIRO
SIMONE PAREJA (AGRADECIMENTOS)
VRM

VEJA MAIS FOTOS AQUI:


Nenhum comentário:

Postar um comentário