sexta-feira, 11 de março de 2011

Jacaré de quatro metros é encontrado e resgatado na zona urbana de Manaus


Animal é o maior já resgatado pelo Batalhão Ambiental. Há um mês, o órgão capturou um jacaré de 2, 5 metros.
Elaíze Farias
Um jacaré-açú de quatro metros foi encontrado na manhã desta sexta-feira (11) nas proximidades de um estaleiro localizado à margem do rio Negro, no bairro Compensa 3, na Zona Centro-Oeste de Manaus. Meia hora depois de ser visto pelos funcionários do estaleiro, o animal foi resgatado pelo Batalhão Ambiental de Manaus.
Ele deverá ser enviado para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), que procederá o retorno do jacaré a um área distante da zona urbana.
Segundo o cabo S. Anjos, que comandou o resgate feito pelo Batalhão Ambiental, o animal estava escondido debaixo de um canarana (espécie de capim fluvial), “provavelmente atrás de comida”.
Ao se aproximar do jacaré, os operários foram atacados pelo animal. “Eles eles pegaram uma corda e conseguiram laçar o pescoço do animal. Ele ficou parcialmente seguro, parado. Enquanto isso, chamaram a gente para fazer a contenção do jacaré”, disse Anjos.
O procedimento foi amarrar as patas traseiras e dianteiras do jacaré. Não foi preciso sedá-lo.
Conforme o Cabo S. Anjos, é a primeira vez que um jacaré desse porte (4 metros) é encontrado na zona urbana de Manaus pelo Batalhão.
Segundo ele, o animal pode ter aparecido na área à procura de comida, já que se trata se um local freqüentado por banhistas. “Ele quer as sobras, mas se encontrar gente, também ataca”, disse o cabo.

À tarde desta sexta-feira, o animal foi levado para o Refúgio da Vida Silvestre Sauim-Castanheira, na Zona Leste, onde está sendo acompanhado por especialistas. Moradores da área também chegaram próximo do jacaré, mas depois ele foi enviado para um área interna do refúgio.
Até o final da tarde, o Cigs ainda não havia aparecido ao local para retirar o animal

Fonte: acritica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário