sexta-feira, 24 de maio de 2013

LEI MARIA DA PENHA COLOCA 140 MULHERES QUE BATEM EM HOMENS NA CADEIA

Reportagem da jornalista Fernanda Aranda para o Portal iG, revela que a Lei Maria da Penha, que surgiu em 2006 para proteger mulheres contra a violência doméstica, também é utilizada para colocar na cadeia mulheres enquadradas na legislação.

Levantamento do iG no banco virtual do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do MJ, mostra que cerca de dois mil homens são presos anualmente por agredirem suas parceiras. Em meio ao comportamento violento masculino, 140 mulheres foram detidas nos últimos cinco anos por - nos dizeres da lei - “causarem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial” contra pessoas que convivem no mesmo ambiente familiar, diz a reportagem escrita por Fernanda Aranda.


"O número detecta simplesmente o uso de violência por parte das mulheres",  diz a reportagem do iG. "Na outra ponta da agressão, segundo especialistas, estão namorados, noivos e maridos, mas também violentadas em relações homoafetivas, além de filhas, mães e irmãs vitimadas por agressoras.
 
- Todos os ouvidos pela reportagem, incluindo o empresário C.B, 35 anos, que recorreu à proteção da Lei Maria da Penha após ser ameaçado de morte e conviver com a cicatriz de um cigarro apagado no peito pela a ex-mulher, fizeram questão de ressaltar que a violência perpetrada por uma mulher ainda é minoria.

Fonte: Portal   iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário