Por Mario Dantas
O governador do Amazonas, Omar Aziz, estará na
tarde deste sábado, dia 14 de setembro, em Apuí (a 450 quilômetros de Manaus),
onde está sendo realizada a 26ª Exposição Agropecuária (Expoap).
Na companhia da primeira-dama Nejmi Aziz e do
vice-governador José Melo, Omar Aziz participa de ações de incentivo ao setor
produtivo do município, entre elas a entrega de quatro tratores e implementos
agrícolas, financiados via Fundo de Promoção Social (FPS), do Governo do
Amazonas, e pelo Programa Mais Alimentos, do Governo Federal.
A chegada da comitiva governamental ao município está prevista para as 16h40. A entrega dos tratores será às 17h no Parque de Exposições Agropecuárias José Maia, onde, às 20h, o governador participa da abertura do Rodeio da 26 ª Expoap, que vai acontecer no município até o dia 15 de setembro.
Os equipamentos adquiridos via FPS consistem em um trator agrícola com tração 4×4 e 75HP de potência, carreta agrícola com capacidade para quatro toneladas, grade aradora, plaina frontal, plantadeira e um pulverizador. O repasse está sendo feito por meio de convênio firmado com a Associação de Piscicultura do Projeto de Assentamento do Rio Acari e vai beneficiar cerca de 250 famílias de produtores rurais da região.
Na ação, o Governo do Estado está investindo R$ 210.527,00 para mecanizar a produção de uma área de 50 hectares, destinada ao cultivo de café, guaraná, cacau e banana. Em uma outra frente, o Governo Federal, por meio do programa Mais Alimentos, está financiando mais três tratores agrícolas, com investimentos totais de R$ 390 mil, a três produtores individuais.
“A mecanização do sistema de produção dos agricultores irá permitir aumento da área de cultivo para culturas temporárias e perenes e o consequente aumento da produção, além de agregar valor e qualidade ao produto, através do escoamento adequado da produção”, observou Omar Aziz. Segundo ele, a mecanização da produção e a melhoria das condições de escoamento têm sido uma das principais metas do programa Amazonas Rural. “Estamos estimulando a produção em municípios como Apuí, que tem tradição no setor primário e incentivando outros municípios para interiorizarmos o desenvolvimento”, disse.
Fonte: blogdafloresta
Nenhum comentário:
Postar um comentário