quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ESTADO VAI CONVOCAR 1123 APROVADOS EM CONCURSOS NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA



O governador Omar Aziz autorizou a chamada de 1.123 candidatos aprovados em concursos públicos na área de Segurança Pública.
São 600 selecionados para o concurso público da Polícia Militar, que serão chamados através de edital que deve ser publicado ainda esta semana. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da PM, coronel Almir David.


Além disso, outros 426 candidatos aprovados para o quadro de praças do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CMBAM), no último concurso da corporação, também serão convocados, além de 97 delegados igualmente aprovados no último certame da Polícia Civil.

A listagem da Polícia Militar será fornecida pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas (Isae/FGV), responsável pelo concurso público.

“Estamos finalizando os processos administrativos para publicarmos no edital os requisitos, porque serão feitos testes de aptidão técnica, toxicológico e psicotécnico”, afirmou David. “Queremos agilizar para formar estes policiais em dezembro”.

O concurso foi realizado em 2011, mas foi prorrogado por mais dois anos. Mais de 54 mil pessoas se candidataram para as 2.473 vagas oferecidas no certame, para cargos de nível médio e superior. Foram disponibilizadas duas mil vagas para o cargo de soldado, com quatro mil aprovados na primeira fase, e 405 vagas para oficiais.

De acordo com o comandante-geral, os novos policiais militares serão divididos na capital e em 12 municípios do interior do Estado, onde será implementado o ‘Ronda no Bairro’.
“Hoje o Ronda no Bairro já atende todas as zonas da capital, agora a nossa preocupação está em levar o projeto para o interior de acordo com as necessidades”, disse o coronel.

Segundo o coronel Almir David, seis municípios têm prioridade para receber o projeto, pela quantidade de habitantes. São eles: Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Humaitá e Coari. Na capital, o efetivo será complementado.

Bombeiros - O Corpo de Bombeiros também espera divulgar a portaria de convocação dos candidatos aprovados nesta semana, estabelecendo prazos para a entrega de documentação bem como todas as informações para a efetivação, informou o comandante da corporação, coronel Antônio Dias.

Polícia Civil - A Polícia Civil do Amazonas já definiu a data para matrícula e a documentação necessária para o Curso de Formação Profissional, o qual os 97 convocados deverão cursar como etapa para a efetivação no cargo. A lista com o nome dos classificados será divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) em data a ser definida.

A matrícula para o Curso de Formação da Polícia Civil será realizada nos dias 24 e 25 de setembro de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amazonas (Iesp), Campus de Ensino 2 (antiga Acadepol, ao lado do Instituto Médico legal), localizado na avenida Noel Nutels, nº300, bairro Cidade Nova 2 (zona norte). Participarão do curso os 97 convocados aprovados e classificados na primeira etapa do concurso público realizado pela instituição para o Cargo de Delegado de Polícia – 5ª Classe, regido pelo Edital nº. 001/2009 - PCAM.

No ato da matrícula, deverá ser entregue uma cópia dos documentos solicitados nos itens 10.1.2 a 10.1.3 do edital do concurso público, acompanhados dos originais, três fotos 3x4, além de uma cópia da documentação comprobatória dos requisitos exigidos para o cargo, acompanhada do original, conforme o item 3 do Edital.

Para o delegado-geral Josué Rocha, a convocação acontece em boa hora, tendo em vista a necessidade da presença de novos integrantes no quadro profissional da Polícia Civil. “Precisamos desses profissionais e o governador Omar Aziz entendeu a importância dessa convocação. Com a chegada desses delegados, conseguiremos ocupar o interior com delegados de carreira, reforçando a segurança dos municípios, além da capital”, destacou.

De acordo com Josué Rocha, a expectativa é que os novos delegados passem a integrar a instituição ainda nos primeiros meses de 2014. A convocação faz parte da interiorização do programa “Ronda no Bairro”, implantado pelo Governo do Amazonas, que deverá chegar a seis cidades do interior do Estado até dezembro deste ano, incluindo os municípios de Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá, Parintins e Coari.

Fonte: d24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário