quinta-feira, 12 de setembro de 2013

NO AMAPÁ, MULHER DE 103 ANOS ESBANJA VITALIDADE AO SALTAR DE PARAQUEDAS



'Vovó Iaiá', como é conhecida, pratica esportes, dança e retornou aos estudos
MANAUS - Cinco filhos, 12 netos, 14 bisnetos e 103 anos de idade e muita história para contar. A vida da amapaense, Aida Gemaque Mendes já seria bastante singular por esses aspectos.


No entanto, a vitalidade é a mais fascinante. Apesar da idade avançada, a 'Vovó Iaiá', como é conhecida, pratica esportes, caminha, dança e já pulou de paraquedas duas vezes.

Vovó Iaiá nasceu em Chaves, município do Pará, em 20 de novembro de 1909. Cinquenta anos depois, mudou-se para Macapá, onde vive até hoje. Sempre teve uma relação muito forte com os esportes e coleciona medalhas. 


Leia mais:
No Acre, xapuriense de 101 anos passa por recadastramento biométrico

Inscrições para Corrida Pedestre Henrique Archer Pinto estão encerradas

Vovó Iaiá frequenta um grupo de idosos e pratica natação, futebol, vôlei e caminhada. Mas foi de uma maneira inusitada que ela ficou conhecida em todo o Brasil: saltando de paraquedas. A primeira vez foi em 2009. Porém, no ano passado, ela quebrou o próprio recorde ao saltar aos 102 anos de idade.
Perguntada se teria coragem de repetir a aventura, Iaiá foi enfática: "Tenho. Se aparecer a oportunidade, eu tenho", declarou. A primeira chance surgiu através do neto, Josivaldo dos Santos (Vavá), que é paraquedista e frequenta o Clube de Paraquedismo do Amapá.

A coragem e a força de vontade de viver de Vovó Iaiá impressionam. Ela não usa óculos, não toma remédios controlados, ajuda como pode nas tarefas de casa e inclusive retomou os estudos. "Na última vez que pulei de paraquedas, me convidaram pra surfar. Tinham três rapazes lá e eu iria amarrada em um deles. Ah, mas pra pular toda amarrada, trançada, não tem medo. Aí não", divertiu-se Iaiá.

Fonte: portalamazonia.com

Um comentário:

  1. Meu querido avô Paulo Gemaques Mendes quer reencontra sua irmã Aida Mendes,a famosa Vovó Iaiá pois eles não se vejam a quase 40 anos precisamos de apoio pra fazer este encontro se torna a

    ResponderExcluir