Nome do proprietário da fazenda onde o carregamento foi encontrado na última sexta-feira não foi divulgado pelo órgão
Elaíze Farias
Fiscais do Ibama apreenderam na última sexta-feira (1º) 57 toras de madeira, totalizando um volume de 198,339 metros cúbicos de madeira.
A quantidade, segundo Cícero Furtado, coordenador da operação de combate ao desmatamento no sul do Amazonas intitulada Guaricaya, equivale a 11 caminhões carregados de madeira.
Segundo Furtado, a madeira foi vista após sobrevoo de helicóptero do Ibama. A carga se encontrava em uma propriedade particular no KM-47 da BR-230 (Transamazônica), na região do município de Apuí.
As espécies de madeiras são angelim, cedro, cedrinho, copaíba, jatobá, ipê, muiracatiara, roxinho e sucupira.
O Ibama não divulgou o nome do proprietário da fazenda onde a madeira em tora foi encontrada, apesar dos questionamentos da reportagem do portal. Furtado disse apenas que “os suspeitos do crime estão sendo investigados”.
O carregamento não tinha Documento de Origem Florestal (DOF). Nessas condições a madeira tem o perdimento imediato. Devido à esta condição, ela foi imediatamente doada ao Sindicato dos Agricultores do Sul do Amazonas, em Apuí.
A lei de Crimes Ambientais (9605/98) prevê pena de reclusão de 6 meses a 1 ano e multa de R$ 300,00 (trezentos reais) por metro cúbico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário