segunda-feira, 24 de junho de 2013

COMEÇA EM JULHO O TREINAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DO RONDA NO BAIRRO EM COARI E HUMAITÁ



Os cursos de treinamento e capacitação dos policiais militares que vão atuar no programa Ronda no Bairro nos municípios de Coari e Humaitá, promovidos pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), serão iniciados no início de julho, segundo informou o secretário executivo adjunto do Ronda no Bairro, coronel Amadeu Soares.
Cerca de 240 policiais receberão treinamento teórico e prático nesses dois municípios.

O programa Ronda no Bairro já contempla toda a capital Manaus e, por determinação do governador Omar Aziz, será expandido para o interior, que também receberá investimentos para o reaparelhamento da estrutura da Segurança Pública. O Ronda no Bairro privilegia a filosofia de policiamento comunitário, buscando tornar a ação policial mais efetiva com o apoio da população e ganhou, no último dia 21 (quarta-feira) de junho, um aplicativo para celulares e aparelhos móveis, que vai melhorar esse contato.

De acordo com o coronel Amadeu Soares, com a implantação do programa, Coari terá um efetivo de 144 policiais e Humaitá 113. “Estamos nos preparando para que esses treinamentos iniciem logo após o Festival Folclórico de Parintins, na primeira semana do mês de julho”.

Capacitação nos municípios – Amadeu Soares informou também que, atualmente, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara estão passando pelo processo de treinamento dos efetivos. Em Manacapuru o segundo curso de formação dos policiais já está fase prática, com treinamento operacional e em Iranduba falta apenas uma turma finalizar essa preparação.

O município de Itacoatiara foi o último a receber o treinamento de policiais para a implantação do programa, no final do mês de maio, com uma turma de 45 policiais, entre civis e militares e com 152 horas de duração. São contempladas 18 disciplinas, entre as quais Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Ética e Cidadania, além de Policiamento Fluvial, Policiamento Ambiental e Desenvolvimento local, que foram incorporadas conforme a demanda do interior.

A expectativa é de que o programa seja implantado em outras cidades do Estado. “Atendendo orientação do governador Omar Aziz, além de Manaus, o Ronda será ampliado para mais 12 municípios do interior e terá cerca de R$ 100 milhões de investimentos”, informou Amadeu Soares. O investimento será aplicado em obras, mobiliários e equipamentos.

Investimentos – Os recursos serão aplicados na locação de viaturas, aquisição de motocicletas e embarcações; aquisição de armamentos, munição e material tático operacional; capacitação e formação continuada de policiais; equipamentos e serviços de tecnologia da informação e de comunicação de dados; implementação de programas sociais, como o Formando Cidadão, Proerd, Previne, Procyon, Provida e Ame a Vida, executados por órgãos do Governo do Estado.

Fonte: www.blogdafloresta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário