quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

BATALHÃO DE CHOQUE É ACIONADO PARA CONTER PROTESTOS EM HUMAITÁ, NO AM



Medida foi tomada após grupo atear fogo em bens de órgãos indígenas.
Grupo pede agilidade nas buscas por desaparecidos na Transamazônica.
Do G1 AM
Após moradores dos municípios de Apuí e Humaitá, no Sul do Amazonas, promoverem diversas manifestações na quarta-feira (25), a Polícia Militar do Amazonas enviou um efetivo de 30 policiais do Batalhão de Choque a Humaitá, na manhã desta quinta-feira (26), para evitar novos tumultos.

Um grupo chegou a atear fogo em carros, em um barco, e nas sedes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do município, localizado a 590km de Manaus. Os manifestantes afirmam que índios da região sequestraram três homens.

saiba mais

Segundo a PM, a medida foi tomada como forma de prevenir novos conflitos e ações de vandalismo decorrentes de protestos pela cidade. Cerca de dois mil manifestantes cobram agilidade da Polícia Federal de Rondônia (PF-RO) nas buscas por três homens desaparecidos na BR-230 (Rodovia Transamazônica), há 10 dias. Eles acusam os índios da etnia Tenharim de estarem fazendo o grupo de refém dentro da reserva indígena localizada na divisa entre Rondônia e Amazonas.

Manifestantes e policiais chegaram a entrar em conflito no momento do tumulto. O efetivo do Choque enviado de Manaus para Humaitá deve atuar em qualquer quebra de normalidade identificada pelo Ronda no Bairro. As áreas próximas aos lugares afetados na manifestação também estão sendo monitorados pela equipe de policiais do Ronda no Bairro.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta (26), o delegado superintendente da Polícia Federal de Rondônia, Carlos Manoel Gaya da Costa, informou que a PF instaurou inquérito para apurar o desaparecimento das três pessoas dentro da reserva indígena. De acordo com ele, a PF mobilizou todo o seu efetivo para a operação. O Governo do Estado do Amazonas, a Força Nacional, o Exército, a Polícia Militar do Amazonas, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil de Rondônia e Corpo de Bombeiros também estão prestando apoio à Polícia Federal. O delegado afirmou ainda que esperava encontrar o grupo ainda no mesmo dia. Até o horário da publicação desta reportagem eles não haviam sido localizados.

Desaparecidos

 
Um grupo composto por três pessoas desapareceu em uma região do km 85 da BR-230, Rodovia Transamazônica, em trecho situado entre os municípios amazonenses de Humaitá e Manicoré. Segundo testemunhas, o grupo teria sido visto pela última vez na aldeia de índios da etnia Tenharim. Um dos desaparecidos, Aldeney Ribeiro Salvador, é funcionário da Eletrobras Amazonas Energia. Ele atua na Agência do Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré. Outro desaparecido, segundo a Polícia Federal, é um vendedor de Humaitá. Todos são moradores de Santo Antônio do Matupi, no interior do Amazonas, de acordo com a PF.

Fonte: g1.globo.com/am/amazonas

Um comentário: