sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PAULO APURINÃ É PRESO



Por não dar ciência a decisão judicial que determinava que parasse de atacar a honra do jornalista Ronaldo Tiradentes, Paulo Apurinã, que se diz lider indígena, foi preso esta tarde.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

JOSUÉ NETO PEDE PROVIDÊNCIAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE APUÍ



PorMario Dantas
Depois de convidar o prefeito Adimilson Nogueira para, falar em cessão de tempo no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sobre a tensão social e o risco de novo conflito no município, o presidente Josué Neto (PSD) trabalha agora no encaminhamento de soluções para os vários problemas enfrentados pela população apuiense nos últimos meses. Para ele, o quadro é preocupante e instável desde o conflito com os índios tenharim em dezembro do ano passado.

PF CONCLUI INQUÉRITO E PEDE PRISÃO PREVENTIVA DE ÍNDIOS EM HUMAITÁ



Acusados de matar três homens que atravessavam a reserva indígena estão em prisão temporária; caso está agora com o Ministério Público Federal

Chico Siqueira
A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito que apurou a morte de três homens na Terra Indígena Tenharim Marmelos, em Humaitá, no sul do Amazonas. O caso está agora com o procurador Edmilson da Costa Barreiros Júnior, do 2° ofício do Ministério Público Federal (MPF), de Manaus, que deverá decidir pela denúncia dos cinco índios tenharins presos acusados pelos crimes.

HUMAITÁ RECEBE PARECER DA DEFESA CIVIL PARA DECRETAR ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA



Decisão favorável coloca o município como prioridade urgente do estado no atendimento às necessidades da população
ACRITICA.COM
Com a situação cada vez mais delicada dos municípios atingidos pelas cheias dos rios do Amazonas, a cidade de Humaitá, a 591 km de Manaus, solicitou à Defesa Civil uma decisão sobre a possibilidade de emitir um decreto de Estado de Calamidade, situação que a coloca como prioridade nas ações de atendimento a desastres do Governo.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

EQUIPE GUÁRA PRENDE LADRÕES DE RESIDÊNCIA



HUMAITÁ AM - Sexta feira dia 21 /02 por volta das 18he 30min. À guarnição do TEN. CATANHÊDE juntamente com a sua equipe foram acionados para fazerem uma averiguação de uma situação de furto que acabava de acontecer na residência do Sr. Juarez, que reside no alto Crato de onde foram furtados uma TV de 29 pol. um aparelho de DVD, e uma sacola com roupas.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

DEPUTADO FRANCISCO SOUZA VOLTA ATRAS E ASSINA A FAVOR DA CPI DA PEDOFILIA NO AMAZONAS.




Por Caíque Varella

Nesta tarde da ultima quinta(19), o Dep. Francisco Souza decidiu apos fazer uma reflexão sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar os crimes de violência contra crianças e pedofilia, assinar o documento na Procuradoria da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CAMIONETE ROUBADA EM MANAUS É APREENDIDA EM BALSA NO PORTO DE HUMAITÁ




HUMAITÁ (AM) - por volta das 8h:30min do dia 18/02. Após a comunicação do CEL. MARCOS BRANDÃO do CPI PMAM para o 4º batalhão de Humaitá informando o roubo de uma camionete modelo ranger estaria sendo transportada em uma balsa com destino a Porto Velho-RO.

BALSAS COM GÁS E COMBUSTÍVEL NÃO PARAM DE CHEGAR EM PORTO VELHO



A ameaça de desabastecimento de combustível e gás de cozinha que poderia ocorrer por causa da enchente do rio madeira está descartada pela Defesa Civil de Rondônia. De domingo até ontem, terça-feira (18), onze balsas transportando os dois produtos chegaram em Porto Velho, reforçando o estoque.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ESTRADA PARA HUMAITÁ: TRAVESSIA POR BALSA ESTÁ SUSPENSA PARA CARROS PEQUENOS

A travessia no Rio Madeira pela balsa na BR-319 no sentido à cidade de Humaitá (AM), foi suspensa desde a manhã desta segunda-feira (17). A empresa que administra a travessia, por orientação da Defesa Civil Estadual, reduziu em 60% as operações.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

BLACK BLOCS TÊM SEU PRIMEIRO CADÁVER. E AGORA?



Confirmada a morte cerebral de Santiago Andrade, atingido por um rojão na cabeça enquanto registrava manifestação contra o aumento da passagem de ônibus no Rio, na última quinta-feira; violência do movimento de mascarados Black Blocs traz sua primeira vítima fatal; em entrevista neste domingo, Arlita Andrade, mulher do cinegrafista da Bandeirantes, disse que autores do disparo "não têm amor" e que será difícil perdoar aqueles que "destruíram uma família"; como agirão agora os governantes para não serem coniventes com a impunidade?

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TESTEMUNHO ENCONTRO DE OBREIROS




Humaitá (AM) - A Igreja Evangélica Assembléia de DEUS em Humaitá-AM, tendo como Pastor Presidente Eber Santos Duarte, foi impactada com o Testemunho relatado pelo Missionário irmão Luís Carlos, no último dia do Encontro de Obreiros, realizado nos dias 25 e 26 de Janeiro do Corrente, no Templo Central, na Rua 29 de Agosto, nº 609 – Centro.

LULA BATE FORTE EM JOAQUIM BARBOSA: “MOSTRE A CARA”



Por Roberto Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu falar sobre o julgamento da Ação Penal 470. E mandou um recado duro para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que dá sinais cada vez mais claros de que trocará a toga pela política.

PREFEITO DE MANAQUIRI E FAMÍLIA VIVEM HORAS DE TERROR NA MÃO DE ASSALTANTES



Por Roberto Brasil
Da Redação – A casa do prefeito de Manaquiri, Guina Pureza (PRTB), 50, foi invadida nesta madrugada (9), por volta das 2h, por um grupo armado de aproximadamente seis homens. No momento encontravam-se em casa a mulher do prefeito, dois filhos, um casal de amigos, um colega e duas crianças.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CINCO ASSESSORES DE ADAIL PINHEIRO SÃO PRESOS EM COARI



Acusadas em crimes de exploração sexual cinco pessoas foram presas em Coari na manhã deste sábado.Os presos são assessores do prefeito Adail Pinheiro. 

PROTESTO E PEDIDOS DE JUSTIÇA MARCAM ENTERROS DE MORTOS NO SUL DO AM



Enterros foram em Manaus, Humaitá e Apuí; buscas duraram 50 dias.
Famílias afirmaram estar unidas para pedir indenizações na justiça.
Marina Souza, Camila Henriques e Eliena Monteiro Do G1 AM
Os corpos dos três homens encontrados em uma cova na Terra Indígena Tenharim-Marmelo, situada no Sul do Amazonas, foram enterrados na manhã desta quinta-feira (6) em três cidades do estado. Os sepultamentos foram marcados por protesto e pedidos de justiça. O trio estava desaparecido há quase dois meses.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MP PEDE PRISÃO DE PREFEITO E MAIS 5 PESSOAS SUSPEITAS DE PEDOFILIA NO AM



Promotores ouviram supostas novas vítimas do gestor de Coari.
Tribunal de Justiça recebeu denúncia e afirmou que vai tomar providências.

Adneison Severiano Do G1 AM
O Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) pediu a prisão preventiva do prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP), suspeito de pedofilia. A denúncia foi enviada ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) nesta sexta-feira (7).

Além de Adail, outras seis pessoas, entre elas servidores públicos, também foram denunciadas pelo MP por formação de quadrilha, exploração sexual de crianças e adolescentes e estupro de vulnerável. O órgão quer ainda o afastamento de Adail da Prefeitura de Coari, município a 363 quilômetros de Manaus. Os supostos casos de pedofilia em Coari vêm sendo revelados em reportagens do programa Fantástico, da Rede Globo, desde o mês de janeiro.

O procurador-geral de Justiça do MPE-AM, Francisco Cruz, informou que o órgão ofereceu denúncia e propôs a ação penal após a conclusão das últimas investigações do caso. De acordo com Cruz, o documento, de 48 laudas, foi baseado na materialidade e autoria dos crimes. "A denúncia busca garantir a ordem pública e evitar que novas pessoas sejam novas vítimas e devido ao indícios de ameaças contra testemunhas", disse.

saiba mais

Por ser prefeito, Adail tem foro privilegiado, o que levou o MP a enviar a denúncia direto para o Tribunal de Justiça do Amazonas, já que a denúncia não pode ser analisada na Vara de Coari.

Segundo o procurador-geral de Justiça, no dia 27 de dezembro de 2013, o MPE recebeu denúncias de violência sexual contra menores de idade envolvendo o nome de Adail e de outras pessoas. As denúncias geraram inquérito, o que levou o prefeito de Coari a ser ouvido pelo MP no dia 29 de janeiro deste ano.

No início desta semana, representantes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrime) foram a Coari ouvir supostas novas vítimas e testemunhas. Conforme Francisco Cruz, a principal vítima do prefeito seria uma menina de 14 anos para a qual o Ministério Público pediu proteção. Durante visita a Coari, os promotores não encontraram a adolescente no endereço informado ao MP, impossibilitando o cumprimento da medida protetiva.

Sobre o pedido de intervenção em Coari protocolado por deputados do Amazonas junto ao MP, Cruz afirmou que deve se pronunciar na próxima semana. Em relação indícios de morosidade que levou ao arquivamento de um processo de improbidade adminstrativa envolvendo Adail, o procurador afirmou que quando os responsáveis forem indentificados, serão punidos. "Quando o Conselho Nacional de Justiça esteve pela última vez em Manaus, solicitei ao conselheiro Gilberto Martins que encaminhasse um ofício pedindo que as responsabilidades fossem apuradas no âmbito do Ministério Público Estadual", afirmou.
Ao G1, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) confirmou que o presidente do órgão, Ari Moutinho, recebeu a denúncia com o pedido de prisão preventiva e demais requerimentos do MP nesta sexta (7) . De acordo com a assessoria, o desembargador determinou, "com urgência", a distribuição dos autos. O relator da denúncia ainda não foi anunciado. Caso seja aceita, a denúncia deve tramitar em segredo de Justiça.


Novas denúncias
 
Logo após concluir a coleta de novas denúncias contra Adail, o promotor responsável pelo caso, Fábio Monteiro, informou ao G1 que as supostas novas vítimas eram crianças com idade entre nove e 11 anos.

As abordagens, de acordo com o MP, também eram feitas por servidores públicos. "Segundo vítimas e familiares ouvidos, servidores, a mando do prefeito, ofereceram diversos bens, como casas, terrenos e dinheiro em troca das meninas", revelou o promotor.

(*Colaborou Camila Henriques, do G1 AM)
Fonte: g1.globo.com/am

CORREGEDORIA DO TRE REFORÇA ATENÇÃO A CARTÓRIOS DO INTERIOR DO AMAZONAS



por vazosdopurus
Medida é tomada após descoberta de fraude em títulos e prisões, em Humaitá.
Após identificação de irregularidades nos Cartórios Eleitorais de Lábrea e Humaitá, a corregedora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Socorro Guedes, determinou a abertura de sindicância e atenção redobrada em todos os cartórios do interior. Em Humaitá, cinco pessoas apresentaram documentos falsos para tirar o título, duas foram presas, e em Lábrea havia mais de mil títulos pendentes de assinaturas e outros 200 que não foram entregues aos eleitores. 

CORPOS DE HOMENS MORTOS NA TRANSAMAZÔNICA SÃO ENTERRADOS



O corpo do funcionário da Eletrobrás Amazonas Energia Aldeney Ribeiro chegou à capital amazonense no fim da tarde de quarta-feira (5), foi velado na Igreja Assembleia de Deus – localizada no bairro Monte Pascoal, Zona Norte da capital – e enterrado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MÃE RECONHECE NO IML DE RONDÔNIA CORPO ENCONTRADO EM ALDEIA TENHARIM


A aposentada Luzimar dos Santos Ferreira, reconheceu que um dos três corpos encontrados pela Polícia Federal na noite de segunda-feira na reserva indígena Tenharim, em Humaitá (AM), é de seu filho, Luciano da Conceição Ferreira Freitas, desaparecido desde o dia 16 de dezembro, juntamente com outras duas pessoas.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

HORUS – O CACHORRO DA POLÍCIA MILITAR QUE DESVENDOU O MISTÉRIO DAS MORTES NA RESERVA TENHARIM



Cachorro Labrador foi fundamental nas buscas aos corpos das três pessoas assassinadas pelos índios Tenharim
Foi este cachorro da raça Labrador que pôs fim ao grande mistério que envolvia o desaparecimento de três pessoas, em Humaitá, no dia 16 de dezembro.

Horus – que na mitologia egípcia significa deus dos céus é o nome do cachorro que pertence ao Canil da Polícia Militar.

POLÍCIA FEDERAL ESCOLTA CORPOS ENCONTRADOS EM HUMAITÁ PARA PORTO VELHO - FOTOS




Agentes da Policia Federal e policiais da Força Nacional localizaram na segunda-feira (03), três cadáveres na aldeia indígena Tenharim, localizada no sul do Amazonas, que podem ser dos três homens que desapareceram na BR 319 (Transamazônica) no dia 16/12/2013.

FORÇA TAREFA LOCALIZA CORPOS DE TRÊS HOMENS EM HUMAITÁ



Polícia Federal de Rondônia irá fazer perícia técnica para saber se corpos são dos homens desaparecidos na rodovia Transamazônica, Sul do Amazonas. Suspeitos estão detidos sob o regime de prisão temporária em unidade de Porto Velho e podem ser transferidos para Manaus
ACRITICA.COM
A Polícia Federal encontrou nessa segunda-feira (3) os corpos que podem ser de Stef Pinheiro, Aldeney Ribeiro e Luciano Freire, desaparecidos desde o dia 16 de dezembro de 2013, quando viajavam de carro pela rodovia Transamazônica, no trecho que corta a aldeia indígena dos Tenharim.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

CRIME PREMEDITADO: “ÍNDIOS SERRARAM E JOGARAM CORPOS NO IGARAPÉ”, REVELA FONTE



Por Roberto Brasil
Da Redação – Uma das investigações da Polícia Federal sobre o desaparecimento e morte do professor Stef Pinheiro, do representante comercial Luciano Freire e do técnico da Eletrobrás Aldeney Salvador é que os índios Tenharim Marmelo tenham premeditado o ato. Essas pessoas sumiram dia 16 de dezembro na Transamazônica dentro da reserva indígena, entre Humaitá e Apuí.

(GÓG) PRÊSO NOVAMENTE PELA FORÇA TÁTICA DA PM



Humaitá (AM) - Através de uma denúncia anônima via 190 para O GIGANTE, que de pronto radiou para VTR DA FORÇA Tática do 4º Batalhão comandada pelo SD PM R. Guimarães e a sua equipe que estavam em patrulhamento pelas ruas da cidade que foi para o local das informação e deparou se com o cidadão de nome JOSINEI NATALINO FERREIRA RODRIGUES 24 ANOS, vulgo (GÓG) e a sua esposa que estavam em atitude suspeita.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

ÍNDIA GRÁVIDA É ESPANCADA NO AMAZONAS. MARIDO TENTOU TIRAR BEBÊ USANDO PEDAÇO DE PAU



Uma índia peruana de 15 anos, da etnia Ticuna do Alto Rio Solimões em Santo Antônio do Içá foi brutalmente espancada com pernamanca pelo marido. Ela estava grávida de 4 meses. O marido introduziu na vagina um pedaço de pau, matando bebê ao tentar retirá-lo.

ÍNDIOS AMEAÇAM CAPTURAR REFÉNS NA BR 230



Uma informação chegada nas primeiras horas da manhã de hoje pode explodir mais uma onda de perigo eminente na rodovia Transamazônica onde a cerca de 50 dias ocorreu o desaparecimento de três pessoas que segundo investigação da polícia federal, foi desencadeado com o assassinato dos mesmos na “Aldeia Taboca” que fica dentro da “Reserva Tenharim” onde residem centenas de famílias indígenas na região.

ÍNDIOS FORAM TRAZIDOS DE HELICÓPTERO E ESTÃO SENDO MANTIDOS PRESOS NA SEDE DA PF EM RO




A operação que prendeu cinco índios da etnia Tenharim acusados de matar três homens no dia 16 de dezembro do ano passado, Stef Pinheiro de Souza, 43 anos, do técnico da Eletrobrás Amazonas Energia Aldeney Ribeiro Salvador, 40, e do representante comercial Luciano Ferreira Freire, 30, foi montada pela superintendência da Polícia Federal de Rondônia sob o comando do delegado regional de Combate ao Crime Organizado e superintende em exercício, Acelino Viera.

POLÍCIA FEDERAL EMITE NOTA SOBRE “OPERAÇÃO HUMAITÁ”



A Polícia Federal em Rondônia, juntamente com a Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro, deflagraram a Operação Humaitá na data de 30/01, com o objetivo dar cumprimento a 5 mandados de prisão temporária de indígenas da etnia Tenharim, que habitam território localizado entre os quilômetros 100 e 150 da BR- 230.