quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Presidente da Associação dos Produtores do Matupí é assassinado em Humaitá

Por: Chaguinha de Humaitá
Fotos: Repórter Cobra
HUMAITÁ (AM) - O fazendeiro e presidente da Associação dos produtores de Matupí, Nardélio Deomires Gomes de 47 anos foi assassinado agora pouco (13h00) em Humaitá nas proximidades do Restaurante Tia Moçinha, com dois tiros a queima roupa, sendo que o primeiro atingiu a vítima de raspão nas mãos e pescoço, e o outro perfurou seu coração ocasionando morte instantânea.  
A polícia foi acionada até o local mais ao chegar nada pode ser feito, pois o criminoso evadiu-se em uma motocicleta preta modelo BROZ da Honda, a placa não foi identificada.
SantoAntônio do Matupi é uma localidade do sul do estado que cresceu bastante nos últimos anos, os moradores daquela região tinham voz e representação através de Nardélio Gomes, fazendeiro e defensor dos interesses da comunidade até então. A notícia do assassinato desta liderança comunitária chegou com surpresa neste dia, uma vez que o produtor e fazendeiro era uma das pessoas que mais reivindicava melhorias para o Matupí que é distrito do município de Manicoré, porém situado as margens da BR 230 conhecida como “Transamazônica”, Nardélio tinha bastante trânsito político ao governo do estado e demais autoridades amazonenses, que era uma espécie de procurador e defensor dos moradores de Matupí.

COMO ACONTECEU O CRIME

Segundo testemunhas no local, Nardélio acabara de chegar ao restaurante “Tia Moçinha” para almoçar, quando de repente chegou um homem de aparência clara procurando pelo fazendeiro, este por sua vez reconheceu o rapaz que o procurava e saiu alguns metros do restaurante para conversar com Paulo Sérgio conhecido como “Mão Branca” Nardélio conversou cerca de três minutos, em seguida as testemunhas observaram que a conversa partiu para um discussão severa que finalizou com Paulo Sérgio disparando dois tiros em Nardélio ocasionando a morte do mesmo em poucos minutos. Em seguida Paulo Sergio pegou sua motocicleta e partiu em rumo ignorado, após assassinar o fazendeiro.

Suposto Motivo do Assassinato

Nardélio era um homem de grandes posses e reconhecido como um liderança de respeito em sua comunidade, ela anualmente por ser o presidente da Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas do Matupí (ASPROMAT) organizava a Festa Agropecuária do lugar, e como um dos principais incentivadores local, contratou os serviços do carpinteiro Paulo Sérgio para realização de reparos na arena Parque de Exposições Amadeu Rodrigues Vidal no distrito de Santo Antônio do Matupí (km 180). Testemunhas afirmam que Paulo Sergio, alegava que, Nardélio Gomes não havia cumprido o acordo trabalhista corretamente, e que em face ao descumprimento do pagamento corretamente havia denunciado o fazendeiro no Ministério do Trabalho em Humaitá, a audiência de conciliação aconteceu hoje (30), porém não houve acordo, e foi remarcado novo encontro entre as partes no mês de janeiro de 2012. Testemunhas acreditam que este possa ser o motivo do desentendimento, uma vez que, o relacionamento de Nardélio Gomes era tranqüilo com demais pessoas de sua comunidade.

O Matupí perde uma grande liderança no dia de hoje, (30) Nardélio Gomes, além de ser fazendeiro e produtor, era respeitado no meio político como defensor dos interesses de sua comunidade, que recentemente esteve reunido em Manaus com o governador Omar Aziz (PSD) para tratar assuntos de interesses da comunidade do Matupí, inclusive com diversas pessoas importantes do local reivindicando, mais recursos e oportunidades junto ao governo do estado. A reunião teve como objetivo discutir um conjunto de medidas para aumentar a presença do Estado na área, que vem enfrentando conflitos sociais, ambientais e legais, decorrentes da explosão demográfica e ocupação irregular.

Omar Aziz reconheceu que Santo Antônio do Matupi é uma comunidade grande, com problemas ambientais sérios, como a exploração ilegal de madeira e de minérios, mas que é possível intensificar a atuação do Estado em conjunto com órgãos federais.

Até o fechamento da matéria o criminoso não havia sido capturado pela polícia, maiores informações a qualquer momento aqui no seu canal de informação.

 VEJA MAIS FOTOS AQUI








Fonte: acriticadehumaita

Nenhum comentário:

Postar um comentário