domingo, 18 de dezembro de 2011

Operação da Marinha do Brasil apreende dragas no rio Madeira


Humaitá (AM) - Cento e noventa e quatro embarcações, entre elas, 166 dragas de garimpo foram apreendidas durante a ‘Operação Madeira II’, realizada pelo 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, no trecho da foz do rio Madeira até o município de Porto Velho.
A operação, que começou no dia 11 de dezembro, teve como  propósito garantir a segurança da navegação, com a realização de patrulha naval e inspeção naval no rio, devido ao risco à segurança do tráfego aquaviário, causado pelas balsas de garimpo que realizam dragagens em desacordo com a legislação, prejudicando assim, a passagem de comboios de cargas e embarcações.


Dentre as irregularidades constatadas até o último sábado (17),  existem dragas operando sem a devida regularização junto às capitanias, delegacias e agências da Marinha do Brasil, o desconhecimento dos operadores de dragas das Normas de Autoridade de Marítima e irregularidades e junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Secretaria de Mineração do Amazonas.Também foram encontradas durante o trabalho de fiscalização, armas de fogo e munições.

Além das 194 apreensões, foram realizadas 347 inspeções, sendo 219 em dragas de garimpo e 244 notificações, sendo 199 dragas de garimpo.

Durante a operação além das notificações, apreensões e notificações, os inspetores navais orientaram os operadores de dragas e condutores de outras embarcações sobre os procedimentos de regularização das mesmas e repassaram instruções sobre a segurança da navegação.

Resultados


A partir da realização da ‘Operação Madeira I’, ocorrida nos meses de outubro e novembro, passados, segundo o comando do 9º Distrito Naval, a procura pela regularização das embarcações, tanto na Delegacia Fluvial de Porto Velho, como na Agência Fluvial de Humaitá, vem aumentando, o que demonstra  a aprovação da operação, pelos mineradores, cooperativas e empresas de navegação.

Estrutura

Na ‘Operação Madeira II’ a Marinha do Brasil utilizou o navio-patrulha fluvial Roraima, um helicóptero modelo esquilo, a Agência-Escola Flutuante Mutirum II, três lanchas de apoio, duas lanchas rápidas e três destacamentos de fuzileiros navais.

Redação: Folhadamangaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário