terça-feira, 28 de junho de 2011

IBAMA apreende quatro toneladas de veneno.


Por: Vanderlei Alves
Foto: Lange
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) apreendeu quatro toneladas de veneno que seria usado para pulverizar sobre a floresta amazônica no município de Novo Aripuanã. A apreensão foi manchete dos principais jornais e telejornais do Amazonas e pode desencadear operações ambientais em novo Aripuanã e região.

O IBAMA não divulga, mas, o órgão tem o nome do suposto dono da área aonde o veneno seria usado para desmatar até cinco mil hectares de floresta nativa do bioma amazônico. A apreensão aconteceu em uma reserva de extrativismo ambiental no quilometro 160 da rodovia AM 174, próximo da localidade Fortaleza do Norte.

Segundo Cícero Furtado, analista ambiental do órgão Federal, foi apreendido pelo menos quatro tipos de veneno e mais óleo mineral usado para afixar o veneno na vegetação. Foram encontrados no local Aminol, Dominus, 2.4 D AMINA 72, U46BR, Garlon 480 e o óleo mineral Assist.

Com esta apreensão na região sul do Amazonas nada impede os órgãos ambientais de desencadear operações que visam coibir o desmatamento ilegal na região. As operações ambientais dos órgãos fiscalizadores são temidas por pequenos, médios e grandes produtores por causa dos embargos que podem prejudicar em um primeiro momento a economia local.

Fonte: apuionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário