O governador Omar Aziz decidiu entrar pessoalmente na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ele gravou uma mensagem na qual convida a população a participar da luta contra a dengue. O canal de comunicação será o telefone fixo e a meta é atingir todas as residências de Manaus.
A expectativa é de que até a próxima quarta-feira as pessoas comecem a receber a ligação com a mensagem de 40 segundos do governador. “Quero chegar em cada lar e falar diretamente com as pessoas para e dizer que esse é um esforço de todos. O Governo do Estado e a Prefeitura estão fazendo a sua parte. Existe uma determinação muito forte de todos os envolvidos no combate ao mosquito da dengue, mas a gente precisa do auxílio da população, porque o mosquito se prolifera no ambiente doméstico, em vasilhames com água, nos quintais onde a limpeza não é corriqueira, nas lixeiras, nos vasos ou qualquer lugar que acumule água”.
O governador citou como exemplo de ação do poder público o mutirão de limpeza, organizado em conjunto com a Prefeitura, que já recolheu mais de 15 mil toneladas de lixos nos bairros da cidade e que vai permanecer até o final do período chuvoso, além da campanha nas escolas. Segundo ele, as unidades de saúde estão preparadas para receber a demanda crescente, mas é necessário um esforço maior de todos.
Visita do ministro – Neste domingo, às 9h30, o governador receberá a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sede do Governo, na Compensa, onde haverá uma reunião com prefeitos e secretários de saúde do Estado e dos municípios considerados de alto risco para dengue. Na pauta, a discussão sobre medidas para evitar que o estado de epidemia avance. “Eu espero ajuda. Estamos passando por um momento difícil. Não é só Manaus, mas também vários municípios sob risco e nós precisamos de recursos, equipamentos, novos leitos e toda uma infraestrutura que possa atender a população”, disse o governador.
Após a reunião, Omar Aziz pretende levar o ministro e sua comitiva para conhecer algumas unidades de saúde da capital. Além de Padilha, integram a comitiva do Ministério da Saúde (MS) o secretário de Vigilância em Saúde do MS, Dr. Jarbas Barbosa; o coordenador Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Dr. Giovanini Evelim Coelho; a Diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas da secretaria de Atenção a Saúde do MS, Dra. Maria do Carmo e o assessor Especial do ministro, Felipe Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário