quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novas cirurgias de catarata são realizadas em Humaitá


HUMAITÁ Enxergar o mundo com os seus próprios olhos. É o que a administração do prefeito Dedei Lobo está proporcionando a várias pessoas da comunidade humaitaense, ao realizar mais uma etapa de cirurgias de catarata. Com recursos do próprio, a prefeitura trouxe até o município, o cirurgião, João Neto, que está realizando processos cirúrgicos, no Hospital Regional de Humaitá. A expectativa é que até amanhã (9), 66 pacientes sejam atendidos. “Esta é a segunda vez que este tipo de procedimento é realizado no município.

A primeira aconteceu em maio do ano passado, quando, através de uma parceria com Governo do Estado, 51 cirurgias foram realizadas. Ao término desta etapa, serão 117 pessoas atendidas”, afirmou o prefeito Dedei Lobo, durante o processo de triagem dos pacientes. O chefe do executivo municipal lembrou ainda, que algumas pessoas estavam recebendo o tratamento pela segunda vez, pois, foram operadas de um olho, e agora estão fazendo o procedimento, no outro.

De acordo com a secretária de saúde, enfermeira Sara Riça está é uma ação importante, pois, muitas pessoas não têm como fazer o tratamento fora do município. “No próprio hospital, os selecionados, realizam todos os exames pré-operatório, inclusive o eletrocardiograma. Após a cirurgia são orientados sobre os cuidados que devem tomar e  alertados para retornar ao hospital, caso ocorra algum problema”, afirmou a enfermeira.


Para o prefeito Dedei Lobo é importante ressaltar que aquelas pessoas, que por algum motivo não foram atendidas, saibam que outras etapas deste tipo de atendimento, serão realizadas. Portanto ele solicitou que aguardem a divulgação ou procure o Serviço Social do Hospital, para obter informações.
                                                   
Felicidade

Ao olhar o semblante dos pacientes durante o processo de triagem era possível verificar o que significava, para cada um deles, aquele momento do encontro com médico. Dona Hortência Lopes da Silva que há cinco anos perdeu a visão era sós felicidades, ao saber que a cirurgia estava marcada.


Júlio Aires
Fonte: folha da mangaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário