quarta-feira, 31 de julho de 2013

“QUEM MANDA NESSA CIDADE SOU EU”, DIZ PREFEITO IRAN LIMA

por vazosdopurus
Prefeito continua afirmando que irá tirar Promotor de Justiça da Comarca de Boca do Acre-AM utilizando de seu cargo e prestígio a partir de contato com outras autoridades. Desta vez, chegou a afirmar que manteve contato, em reunião, diretamente com Governador e Procurador Geral.
O prefeito de Boca do Acre, Antonio Iran de Souza Lima, falou através da rádio Rádio Eu e Você, diretamente de Manaus, na manhã desta sexta-feira (26) para citar as obras que irão acontecer em Boca do Acre. Lima falou de uma série de convênios que ele diz ter assinado e que irão se converter em melhorias para o município.


O último assunto discorrido pelo prefeito, que na realidade pareceu ser o principal motivo que o levou a se pronunciar para os bocacrenses, foi o que ele chamou de ‘desabafo’ contra as atitudes do Promotor Armando Gurgel Maia.

Prefeito fala através de celular com detento

O prefeito acusou o representante do Ministério Público de abuso de poder. Segundo o gestor municipal, no dia 25, mesmo estando em Manaus, ele falou com um detento, do 61º DIP, provavelmente via celular, que denunciou um provável excesso do Promotor, quando este foi à delegacia, às 2 horas da madrugada, acordar o preso e dizer a ele que quem manda em Boca do Acre é ele, “que quem manda na ‘poliça’ é ele (Promotor)”. 

Pelas normas de uma unidade prisional, é expressamente proibida a entrada de aparelhos celulares. E é no mínimo estranho um prefeito conversar com presos na delegacia por celular.
Iran, revoltadíssimo, alterou o tom de voz para afirmar: “QUEM MANDA EM BOCA DO ACRE SOU EU!”.

Tráfico de influência?

Pelo seu pronunciamento, o prefeito acaba complicando a vida do Procurador-Geral do Estado e do Governador ao dizer, de forma indireta, que vai pedir a cabeça do Promotor Armando Gurgel e conseguir a remoção do mesmo de Boca do Acre.

Lima comentou que teve uma reunião com o Governador, o Vice-Governador e o Procurador-Geral do Estado. “Nós vamos representar diante do Ministério Público do Estado do Amazonas contra esses absurdos que o Promotor de Justiça está fazendo em Boca do Acre”.
“Eu quero dizer senhor Promotor, ‘pro’ senhor mandar na cidade, o senhor tem que ser ‘canidato’, se eleger a Prefeito, aí sim, porque hoje o Prefeito sou eu, quem manda na cidade sou eu, isso que eu quero deixar claro”, frisou Iran.

Caso Carlinhos

O Prefeito garantiu que não está havendo qualquer tipo de irregularidade por parte da prefeitura na questão das licitações. Sobre o caso do empresário ‘Carlinhos do Posto’, Iran explicou que o balde de água está sendo comprado pela Prefeitura a menos de 2 reais. Esse preço é bem menor em face ao que foi publicado no Diário Oficial (R$ 7,40).
Iran disse que ao vender o galão de água por esse valor, Carlinhos está tendo um lucro baixíssimo e que o empresário está ajudando o município. O Prefeito só não explicou o porquê que diante de tanta benevolência e honestidade, o fornecedor fugiu da Polícia Federal.

Promotor é oposição

O mandatário continuou se dirigindo ao Promotor dizendo que “a ação do senhor Promotor não é na justiça, é política, está envolvido com a oposição, tá andando com o pessoal da política, ouvindo denúncia vazia”.

Contradição

Depois de ter elogiado o Juiz de Direito da Comarca de Boca do Acre, Reysson de Souza e Silva, dizendo que se trata de uma pessoa equilibrada, o prefeito disse: “Vergonha é prender um traficante com quatrocentos quilos de droga (essa quantidade de droga nunca foi apreendida em Boca do Acre) e com dois dias está solto. É bom lembrar que os traficantes são presos e no outro dia estão soltos (a decisão da soltura de qualquer detento é dada pelo Juiz)”.

Gurgel se mantém introspectivo

Procurado para falar sobre o fato, o Promotor mais uma vez silenciou. A exemplo do que vem fazendo nos últimos dias, se distanciando de declarações à imprensa, Armando disse apenas que por educação e pela altivez do cargo que ocupa, não irá dar continuidade ao debate, uma vez que, suas respostas serão dadas via instituição.
O Promotor apenas disse que num estado democrático, nenhum homem governa sozinho.

Sobre ter sido acusado de abuso do poder de autoridade, Gurgel apenas brincou ao dizer que não manda e nem quer mandar em lugar nenhum. Em tom descontraído, Gurgel disse: “Não mando nem em casa, lá é minha mulher quem dá as ordens”, finalizou.

Armando comentou que enquanto Edigley estava preso, foi por duas noites na delegacia, para verificar se alguma regalia estava sendo dispensada ao Secretário e garantir tratamento igual entre os presos.
De acordo com fontes seguras, o Promotor foi até a rádio ‘comunitária’ e pediu direito imediato de resposta, fato que lhe foi negado.

Promotor tem se mostrado imparcial

O Promotor Armando Gurgel tem tido atuações dentro do que diz a lei, sem olhar para cor partidária ou ideologia política. Prova disso foi que anteontem, na véspera do prefeito ir à rádio e dizer que o Promotor está do lado da oposição, o Ministério Público estava sustentando uma ação contra o ex-candidato Zeca, pedindo a inelegibilidade dele por oito anos. É bom lembrar que foi do Promotor a ação que impugnou Zeca na campanha de 2012, o que de uma forma ou de outra facilitou o caminho da vitória do atual prefeito Iran.

Fonte: Portal do Purus

Nenhum comentário:

Postar um comentário