sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dr. Pedro Elias é condecorado com a "Medalha Álvaro Maia" em Humaitá

Humaitá (AM) - Nesta memorável data (15), envolta pela divina proteção de Nossa Senhora Imaculada Conceição, quando os sinos já trazem os ecos do nascimento do menino Jesus, Humaitá se veste das mais vibrantes cores, e, em júbilo, revive as glórias do passado, escrevendo aqui e agora, as glórias do futuro.


Nesse venturoso encontro, coube a mim (Dr. Carlos Evaldo Terrinha de Souza), pela generosidade divina e pela soberana vontade do povo de minha terra, prestar esta justa homenagem, a figuras de reconhecida trajetória, cuja biografia fala por si.

Sou plenamente convicto, de que esses pálidos lampejos aqui balbuciados, não são para comparar com a riqueza retórica que haverá de fluir nessa noite, ilustrada por tão nobres vultos.
Mesmo assim, ouso começar pelo eminente Cirurgião Pedro Elias de Souza, meu irmão, filho do mesmo ventre, broto do mesmo tronco. Mãos dedicadas a salvar vidas, onde quer que estas reclamem sua presença.

Da convivência comum em algumas dúzias de anos, penso que aprendi algumas características da sua personalidade, do seu modo de ser, que me autorizam a homenageá-lo de um modo diferente; falando mais de sua encorajadora carreira, do que falando da suas próprias virtudes.

Pedro Elias de Souza, como tantos outros humaitaenses, aprendeu para a vida, lições preciosas no Grupo Escolar Osvaldo Cruz, Patronato Maria Auxiliadora e Colégio Salesiano Dom Bosco.

Cursou medicina em Manaus e com ela pontilhou cada passo de sua brilhante carreira. Possui títulos de especialista. Serviu na Força Aérea Brasileira, como médico, assim como em tantas outras instituições.

Profissional dedicado, não poderia reter para si apenas, tanto conhecimento, e, movido pela generosidade cristã e pelo sagrado compromisso da partilha, ingressou no magistério superior como professor da faculdade de medicina da Universidade do Estado do Amazonas.

Não seremos cansativos. Embora seríamos, fôramos nós relacionar aqui, as inúmeras contribuições desse profissional no campo da medicina, a Humaitá, ao Amazonas e ao Brasil.
Entretanto destacamos aqui, algumas relevâncias. Dentre elas:

Professor da faculdade de medicina da Universidade do Estado do Amazonas;

Presidente da Cooperativa de Cirurgia do Amazonas;

Secretário geral da Sociedade Brasileira de Videolaparoscopia
Pesquisador do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa – CNPq
Coordenador do pólo de telemedicina do Amazonas;

Atual diretor do Hospital Universitário Francisca Mendes (UFAM).

Dr. Carlos Evaldo de Souza
fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário