sábado, 22 de janeiro de 2011

Eleitores de Tefé vão às urnas escolher novo prefeito neste domingo


MANAUS – Eleição suplementar vai decidir o novo prefeito e vice-prefeito de Tefé, município a 523 quilômetros da capital amazonense.  Mais de 33 mil eleitores são esperados nas urnas da cidade neste domingo (23). O ex-prefeito de Tefé, Sidônio Trindade Gonçalves, teve o mandato cassado por exercer quarto mandato consecutivo.

Disputam a vaga à frente do Executivo Municipal os candidatos Abel Alves (PSOL), Jucimar Veloso – o Papi (PMDB) e Wisiman Celane (PR). O município é o quinto maior eleitorado do Amazonas, mas quem retirou ou transferiu o título de eleitor após o dia 5 de maio do ano passado não poderá votar neste domingo.

Durante a madrugada de hoje (22), Policiais fiscalizaram uma embarcação vinda de Manaus para comprovar a legalidade no transporte de passageiros. O objetivo foi impedir o transporte e a entrada ilegal de eleitores na cidade.

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferiu, na última quinta-feira (20), pedido de força federal para Tefé. Decisão acolheu a solicitação feita pela 9ª Zona Eleitoral do Amazonas. Segundo a magistrada, “o histórico daquela zona eleitoral revela a necessidade de maior cautela na garantia da ordem pública e dos trabalhos eleitorais”.

O cartório eleitoral afirma ter recebido inúmeras denuncias de infrações eleitorais, mas considera normais em épocas de eleições. A Lei Seca, que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoolicas já está em vigor e deve ir até as 19 horas de amanhã.

Relembre o caso
Em 25 de novembro do ano passado, o plenário do TSE decidiu, por maioria de votos, manter a cassação do prefeito eleito em 2008 no município de Tefé (AM), Sidônio Trindade Gonçalves. A cassação foi julgada primeiramente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), para quem o político estaria exercendo o quarto mandato consecutivo.

Prefeito de Alvarães nas gestões 1996-2000 e 2000-2004, Sidônio afastou-se do cargo, ao final do segundo mandato, para concorrer à Prefeitura do município de Tefé. Ele foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Mediante o caso, o TRE-AM determinou a cassação e a realização de novas eleições no município.

Portal Amazônia
fonte: portal amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário